quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

''Redes sociais''

O que é uma rede social??... Bem eu começaria por dizer que é uma das maiores invenções do mundo. É a prova da globalização, um circuito onde as pessoas têm a oportunidade de redefinir a sua vida.

As redes sociais como:  Facebook, Myspace, Orkut, Twitter, LinkedIn, Networking, são formas muito práticas para obter informações e é uma forma eficaz e muito utilizada pela sociedade globalizada. Mas como este tema é muito amplo pois as redes sociais são muitas, eu vou dar destaque ao ''FACEBOOK'' pois é a maior rede social do momento.


Lançada aos, 4 de Fevereiro de 2004; Por Mark Zuckerberg e mais três ex-estudantes da Universidade Harvard em Cambridge/ Estados Unidos, esta rede social de início era apenas para os estudantes da universidade, passado dois meses espalhou-se pelas Universidades dos Estados Unidos. Mas foi em 2007 que esta propagou-se pelo mundo a nível social e se tornou a febre dos usuários ocupando o recorde no ranking da Alexa ( serviço de Internet que pertence à Amazion, que mede quantos usuários de internet visitam um sítio da web) em segundo lugar,  e hoje há quem já não vive sem ela.


A Internet é um mundo virtual, onde as coisas são tão dinâmicas, podemos criar ilusões, realizar fantasias, criar uma vida nova, inventar histórias, trabalhar socializar, aprender e ensinar, divertir-se enfim inúmeras utilidades. E eu penso que as redes sociais são utilizadas como ''centros de relaxe'' se de forma irónica posso assim chamar. Quando alguém vem a aderir estas redes, geralmente é com a intenção de descontrair, desanuviar, e criar um mundo onde possa se sentir bem e fugir do caos que é a realidade e do stress constante da sua sociedade (em alguns casos claro). E é esta a sensação que sentimos ao poder interagir com novas pessoas, como se fosse uma brincadeira e é uma óptima ''terapia'' para muitos.

Tudo acontece como se fosse magia. Vocês sabem como é.

Adoro o facebook, já fui viciada sim, Admito! Já perdi noites lá, ganhei amigos de verdade, tirei fotos somente para postar, já marquei amigos em fotos que nem sequer eles estavam, publiquei brincadeiras daquelas que passamos a compartilhar  e vê-se em vários perfis, etc; e quem não fez isso?? eu cá me senti sempre muito bem. Os meus pais me viam as vezes tão colada ao computador ligada ao facebook e se perguntavam « Mas que raio essa rapariga faz nesse tal de facebook??», ...« Chega em casa, come e a vida é só essa'', eu já não compreendo esta juventude» (risos, coisa de kotas) mas como uns já sabem como é defendem « Oh..não liguem, (faixa etária dos 40 aos 50) eu tenho facebook, os miúdos (filhos) me ensinaram a trabalhar com isto e é algo muito interessante por acaso, distraio-me as vezes só a mexer naquilo e descobri que com ele também posso trabalhar, vou à paginas de muitos dos meus ídolos conheço as suas histórias entre outros é algo muito útil sim  » ..Vejam só engraçado não é?? Pois é verdade, é mesmo assim que acontece;  adolescentes, jovens, adultos, boa parte deles estão nesse circuito de entretenimento, realmente é um verdadeiro vírus.

Tenho quase certeza que você que está a ler isto conhece bem esse meio porque tem o facebook. Chegou uma altura que o slogan para este era '' Quem não tem facebook não está no mundo'' (epa complicado).
Algumas pessoas passaram a viver ai dentro, como se fosse a sua casa e o seu verdadeiro meio, compartilham a sua vida por inteiro, é engraçado que até os seus problemas pessoais são publicados, indirectas ao ''Fulano'' e à ''Cicrana'', brigas e competições entre outras situações muito vulgares e que podiam ser evitadas.

Mas meus caríssimos leitores, é assim, não vamos julgar ninguém quanto a estas situações, podem me contrariar mas é algo que é bem verdade, tem sim aquelas pessoas que fazem isso com propósito de obter alguma vantagem sobre tal coisa, e por mera vulgaridade e vaidade, mas tem aquelas, que fazem até por inocência pois envolveram-se tanto mas tanto nesse meio que acabam por misturar as coisas, já não sabem separar o seu mundo virtual do real, e assim sem se dar conta acabam por exporem-se muito e por ganhar o nome de ''APARECEDOR'' .

Um ponto que não pode ser esquecido, são as amizades quase que instantâneas. É assim, eu já fiz amigos que eu posso dizer com toda a certeza que são amigos ''verdadeiros'' em redes sociais, e há quem duvide disso, mas eu digo que é sim possível, só que é preciso ter cautela ao ligar-se tanto a alguém, pois nem todos têm boas intenções; dentro do facebook somos submetidos a grupos vocês sabem como funciona, e não tem mesmo como escapar, a convivência e a troca de informações é constante, e não é muito diferente fora do mundo virtual, pois são pessoas que sabem o que estão a fazer, que se relacionam e acabam por criar simpatias, e começa assim mesmo sem querer uma amizade e com o tempo vai se solidificando, também tem aqueles indivíduos que fazem por interesse e onde a hipocrisia reina. Mas o que é estranho é que as amizades formam-se  muito mais rápido do que no mundo real... porquê? Eu digo-lhe que o mundo virtual é muito pequeno e podemos encontrar sempre quem quisermos, e quase sempre muito rápido e trocam-se interesses rapidamente.

É esta a magia do mundo virtual e eu a adoro. Portanto não fiquem indignados se alguém disser que o seu melhor amigo é virtual e conhece-o numa rede social talvez se for falsidade deixa que a ilusão as vezes faz bem pois o mundo real consegue de quando em vez nos sufocar com a sua crueldade .Mas verdadeiramente isso não é algo de que possamos dar tanta importância; cada um deve cuidar da sua vida e deixar a do outro, mas sempre que poder fazer diferente e dar uma ajudinha chamado a razão de alguns assim o faça.

Pois mas o que verdadeiramente tem me chamado a atenção e me preocupa é que, infelizmente o facebook está sendo utilizado também como meio de hipocrisia,difamação, abuso de confiança, pouca vergonha, vandalismo, abusos à moral, cívica e educação, onde pessoas sem escrúpulos, pudor e qualquer equilíbrio mental usam como instrumentos para rebaixar o nível dessa rede. Nos deparamos as vezes com situações muito chocantes e escandalosas; pessoas publicam vídeos, imagens e usam palavras tão nojentas, tão fora do normal, e até assustadoras e eu me pergunto «''Meu Deus'' onde vamos parar com isto?» é que é muito mas muito triste é uma vergonha para sociedade, e acho que todos esses abusos nas redes deviam ser sempre e sempre denunciados, para podermos pelo menos minimizar essas agressões morais e poder continuar a curtir o melhor que esta rede tem para nos oferecer.

Bem, e já para concluir o meu artigo, eu aconselho a fazerem uso sim dessas redes como o ''Facebook'',pois é uma ferramenta até de auto-ajuda para socializarmos-nos melhor, tratem bem os vossos amigos mas é preciso saber escolhe-los porque há quem não ''O'' é, mas isso há dentro e fora do mundo virtual portanto é algo de que não vamos fugir, cuidado ao compartilhar as vossas coisas, denunciem os abusos sempre, evitem contactos com gente estranha, e que não têm qualquer tipo de contacto consigo, não dê informações muito íntimas, seja sempre humilde e civilizado, e acima de tudo respeite para poder ser respeitado.


Por: Círia Almeida (Ariela) # A minha linha de pensamento#

15 comentários:

  1. Heita dessa vez escrevi mesmo muito, mas foi bom a cada momento poder compartilhar isto com vocês.. me sinto muito feliz espero que gostem.

    ResponderEliminar
  2. Escrevest muito bem ^^...tens razão há pessoas que não sabem usar como de ser as redes sociais ..Parabens pelo artigo

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada Cllln é bom contar com a vossa força e opinião. Volte sempre

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamentee com o Que esta ai escrito
    Mnha Amiga sim senhoraa
    Palavras me faltam tas de Parabêns... Continua Assim :D

    ResponderEliminar
  5. Muito Obrigada minha querida, é bom saber que estamos de acordo e consegui superar as expectativas ..beijos

    ResponderEliminar
  6. ufa belo e lindo artigo, REDES SOCIAIS, um tema bastante influente na nossa sociedade acho que devia ser debatido mais vezes. pois por existirem pessoas e fazem o mau uso da das mesmas, muitos pensam q todos os fazem coisa q e errada. por isso acho lovavel esse artigo q ajuda a limpar as mentes de quem banaliza subestima as reds sociais gostei estas de parabéns.....................

    ResponderEliminar
  7. Agradeço imenso o seu comentário,era mesmo essa a ideia que eu quis transmitir e acho que consegui.

    ResponderEliminar
  8. Linso lindo boneca.Abordaste mto bem o tema,falaste de tudo um pouco sem ser chato. Meus Parabens. Bjo

    ResponderEliminar
  9. hahaha..amei o artigo bb. Comico e informativo. Aposto q tu como no teu exemplo ja nao consegues viver sem o Facebook. Ouve algumas frases que eu talvez as teria escrito de forma diferente mas amei o teu trabalho. Continua porque eu estou ja esperando for mais :P

    ResponderEliminar
  10. Milton obrigada, vou concerteza fazer melhor espera por mais sim :)

    ResponderEliminar
  11. . Irmã escreveste bem ( :
    . Mas as coiisas qq estão ai escritas nn deixam de ser verdade !
    . É preciso ter muito juíso e reponsabilidade !
    Estas de parabéns Gosteii

    ResponderEliminar
  12. Assyra Costa minha querida muito obrigada é bom saber que estamos de acordo ..volte sempre :)

    ResponderEliminar
  13. Gostei deste artigo, esta mto bom...
    Publique sobre mais temas...bjx

    ResponderEliminar