quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Acidentes Linguísticos

Começo por perguntar: Como é possível Universitários cometerem erros gramaticais de alunos(Crianças) de ensino de base??

Bem ultimamente vemos jovens a cometerem vários erros ortográficos. É incrível a forma como muitos atropelam a língua portuguesa sem dó nem piedade. Não quero ser rude, prepotente e não é por mal que falo isto pois todos nós já falhamos.
Passa-se por várias classes até chegarmos à Universidade, então como é possível cometer erros do género ''fogarelo'' ou mesmo ''com tigo''? Andaram a fazer o quê no ensino primário e secundário? Será que foi falta de acompanhamento? Enfim...

Eu acredito que o segredo é uma boa base. Onde os professores mutuamente com os pais devem acompanhar o desenvolvimento do educado, pois diz o ditado que ''é de pequeno que se corta o pepino''. Se não for assim os pequeninos irão levar até a outra fase debilidades linguísticas o que é preocupante. Muitos chegam no ensino secundário já bem ''tortos'' (rsrsrs) apresentando grandes problemas na gramática principalmente na interpretação.

Mas é fundamental destacar que não podemos depender só do ensino académico, temos livros de literatura, dicionários, temos jornais, aprender com gente que sabe, e outros meios para cultivarmos bons conhecimentos, porquê só se basear nos cadernos que muitos mal pegam?
Parte do ócio dos nossos jovens hoje em dia é a televisão, o facebook, revistas fúteis (onde há mais imagens do que palavras) sair, txilar e etc. Vou mais para dentro do nosso ciclo de diversões e entretenimento e passo a falar também das mensagens trocadas por nós principalmente nas redes socias.

Nos jovens adoramos fazer moda com algo que as vezes é meio ridículo ou absurdo mas por pura diversão,e é o que acontece quando misturamos calão, com gíria e outros níveis de língua (que também devíamos saber o que é e como fazer uso). Muitos que fazem uso destes elementos acompanhados de abreviações sabem o que estão fazendo, repito é por pura diversão e não porque não sabem escrever quando passam a escrever uma espécie de código linguístico. O grande problema é que para as pessoas que têm as tais debilidades na língua acabam por nem se dar conta que é apenas um código criado somente para esse tipo de interacção nesse mundo de entretenimento (redes sociais e mensagens via sms, etc) criado por jovens inteligentes e criativos. E é preocupante porque estes que caiem nesta cilada arrastam essea erros até as salas de aula, documentos importantes e etc. É bom saber separar as coisas, as vezes nos vemos tão envolvidos e habituados a essa brincadeira que podemos cair mal, vamos ficar atentos a este lado que pode nos prejudicar.

E agora tocando também num ponto que não podemos deixar de citar são os meios de comunicação como; televisão e jornais e os nosso próprios educadores que deveriam transmitir a mensagem correcta.
É muito comum ver erros ortográficos nos meios de comunicação. Já vi em roda-pés, artigos de jornais ou televisão, títulos, e etc enfim um Carnaval de palavras, e não são erros miúdos são erros significantes o que mostra que até os nossos serviços de comunicação não estão qualificados, esses que deviam dar exemplo e primar pela língua.
E muitos pais também não ajudam, é normal e no caso de muitos eu entendo, muitos não tiveram a oportunidade de aprender e ficam nessa ignorância, mas você que é filho, você que tem a oportunidade de aprender por favor dê importância a isso e procure melhorar pois hoje há várias meios para tal.

É importante também realçar que o acesso a livros literários e não só no nosso país é complicado, pois esses andam muito caros. E eu me pergunto porquê? Sou da opinião que educação devia ser gratuito como é o caso de Cuba onde não há analfabetismo.
É incrível que até no nosso meio académico com aqueles que deviam ser os nossos instrutores, acontecer coisas desse género, é muito vergonhoso, a Língua Portuguesa em Angola está se perdendo.

Nós jovens, nós que temos muito ainda a dar e sim, podemos fazer mais vamos mudar isto, vamos acabar com essa tragédia ambulante que anda a espalhar-se, não estou a propor que nos tornemos filhotes de Camões mas podemos ajudar a melhorar esta situação dando o nosso contributo e principalmente corrigir os que erram. Já que a Língua Portuguesa é a nossa língua oficial e nos leva a outras fronteiras vamos respeita-lá e valoriza-la pois é um património cultural e nacional. Erros como: Pancar (não é verbo e não existe na língua portuguesa), Concerteza, Com migo, Com tigo, fogarelo, esgreja entre outros não fazem parte do vocabulário da nossa língua oficial evitem.

(Obs: Eu não escrevo perfeitamente mas faço o que posso, e procuro aprender, não me julguem mal apenas levem em conta o que vos digo)

Obrigada pela atenção
#Para uma boa comunicação.com#

By: Ariela Denise Almeida

3 comentários: